domingo, 29 de junho de 2014

A leitura e sua bolha!

Olá, Tudo bom? 
Então eu dificilmente escrevo mais de uma postagem por dia, e mais difícil ainda é o assunto sobre o qual vou falar. O público alvo dessa postagem são os leitores, ou aqueles que gostam da literatura. O hábito da leitura não é algo que  nasce em nós ou aparece de repente como uma epifania, é algo do que necessita uma disciplina, ou uma adaptação. Na qual podemos nos permitir conhecer novos assuntos, outras culturas e o mais incrível podemos nos permitir conhecer o mundo através de outras perspectiva!



Participo de alguns grupos sobre leitura no Facebook e acho maravilhosa a quantidade de jovens leitores que participam dos grupos, a quantidade de Best-Sellers que possuímos (dos quais alguns livros são muitos bons), porém muitas vezes acabamos presos a velhos hábitos e não nos permitimos conhecer outros tipos de leituras. Correndo o risco de nos tornarmos alienados aos pequenos círculos literários que estamos acostumados, quando tentamos ler outras coisas muitas vezes nem concluímos as leituras ou informamos logo nas primeiras páginas que não gostamos, e podemos até ler até o final, mas conservamos um certo preconceito com o livro.  

Muitas pessoas se orgulham em afirmar que só leem clássicos, ou livros de prêmio Nobel, ou até que só leem livros com fundamentações teóricas confiáveis.Porém essas mesmas pessoas acabam presas em suas bolha literária preconceituosa e não se permitem conhecer novas informações, ou criar um verdadeiro senso crítico. É preciso mostrar respeito por outras obras literárias, não estou afirmando que você é obrigado a ler de tudo e gostar de tudo, só é assim que você pode descobrir se realmente gosta de algo ou não. A partir de seu bom senso critico! Isso, você pode até não gostar do que leu, mas aí você vai saber exatamente o porque não gostou, e não simplesmente dizer "Não gosto porque ele é chato, feio e bobo".

Ok brincadeiras á parte (afinal não seria eu se não escreve alguma gracinha). Mas acho o assunto sério, a leitura é para ser algo prazeroso e também ser uma forma de novos conhecimentos e construção do saber, construção de conceitos pessoais e pensamentos. A leitura é uma ação maravilhosa e precisa ser incentivada, mas também precisa ser praticada, acha que não consegue? Ao menos tente ler algo diferente, permita-se sem julgamentos ou preconceitos, leia algum do qual você não está acostumada e ao mesmo tempo outro do qual você goste mas não abandone a sua nova leitura até você poder descobrir se gosta ou não. 

4 comentários:

  1. Antes eu tinha essa mania de seguir semrpe o mesmo estilo literário, porém hoje venho mudando
    e estou adorando conhecer novos livros!
    beijos!
    www.makeupageek.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tinha a mesma mania Yasmine, e se não me vigiar faço isso até hoje!
      Mas ai eu me lembro e volto a procurar coisas novas! O que é sempre bom né :)

      Beijos.

      Excluir
  2. Nossa, achei que só eu tinha essa doença!! hahahaha
    Adorei seu blog, muito sucesso pra ti.
    Beijocasss.
    www.pantufa-rosa.blogspot.com
    www.facebook.com/pantufaderosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrrs é bom saber que não somos as únicas né...
      Obrigada Flor :)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...