sábado, 12 de julho de 2014

The Nomal Heart e a merecida indicação ao Emmy 2014


  Então sabe aqueles telefilmes que você não dá nada por eles, mesmo lendo a sinopse acredita que já sabe tudo o que acontecerá no filme? Pois é, foi a impressão que The Normal Heart me passou assim que vi sua sinopse, comecei a assisti quando o filme já havia começado e quando estava entediada passando pelos canais da TV fechada, mas nos primeiros segundo de filme descobri que estava tão concentrada e envolvida que não conseguia mais tirar os olhos da televisão. Confesso que chorei, fiquei com raiva e indignada em certas situações, achei fofa outras cenas, me sensibilizei com coragem e o senso de justiça aguçado. O filme é um verdadeiro show de ótimos atores fazendo o seu melhor, mas vou falar sobre isso daqui a pouco, primeiro quero colocar aqui a sinopse oficial do filme:
"Ned Weeks (Mark Ruffalo) é um escritor e seu namorado de Felix (Matt Boomer) contrai o vírus da AIDS, fazendo com que ele se torne um grande ativista. Sua principal bandeira é mostrar para o mundo que a doença não deve ser vista como um "câncer gay", ideia comprada pela médica cadeirante Emma Brokner (Julia Roberts), que passa a agitar a causa dentro da comunidade científica."*

 
Que tal ver o Trailer?



     Com um total de 132 minutos de filme, nos faz refletir sobre para o que fechamos os olhos e como os gays sofreram (e ainda sofrem) preconceitos hoje, existem fatores no filme bem fortes que a sinopse não nos conta, como por exemplo, o fato do governo "fechar" os olhos para a quantidade de pessoas que estavam morrendo e não financiarem alguma pesquisa. O filme em momento algum nos passa a impressão de cômico ou pena, nos sentimos injustiçado/indignado com a forma como a doença era atribuída apenas a gays como se fosse uma praga ou algo assim e assustados com a quantidade de pessoas que morrem. A parti de Mark Ruffalo se tornando um ativista e juntando-se com outros gays para levantarem a sua bandeira, podemos ver o show de atores unidos e consigo entender o porque de tantas indicações ao Emmy de 2014, vou falar sobre alguns deles:


Mark Ruffalo:


Ator por mim lembrado em filmes como Hulk ou Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembrança, é o ator em que o filme fica mais voltado (porém não apenas nele) no papel de Ned Weeks, podemos presenciar o ator com um aspecto de um homem comum e sem muitas papas na língua, acaba se desentendendo com o seus  amigos próximos e familiares, é criador da causa, algumas vezes estressado e orgulhoso, é um dos personagem que mais podemos perceber o sofrimento, sendo fantástica a dedicação a sua causa que o personagem nos transmite.
Obs.: Prepare-se para ver a bunda desse ator e ele gritar tanto que você espera que ele vai ficar verde e grande.


Jim Parsons:


Lembra-se do cômico Sheldon Cooper, nerd, superdotado, sistemático e com asperger na série The Big Bang Theory? Então pode esquecer, no filme Jim Parsons faz o papel de Tommy Boatwright, um ativista gay e amigo de Ned Weeks, a aparência de cômico some do ator e trás a tona um personagem carismático, compreensivo, sério e forte (não fisicamente). Podemos ter uma percepção de quantas pessoas que morrem por causa da doença a partir do momento em que este personagem separa os cartões das pessoas falecidas em uma gaveta. O personagem nos apresenta discursos muito comoventes nas cenas de velório, e acho que o mais impactante é o quanto este personagem realmente se doa para ajudar seus amigos.
Obs.: Esse ano o ator foi indicado ao Emmy para esse papel e não apenas pelo Sheldon.


Julia Roberts:


Tentaram fazer qualquer coisa com a atriz nesse filme exceto deixa-la bonita, o que talvez  tenha sido um dos papeis mais impactantes da atriz ela interpreta a Dr. Emma Brookner, uma médica (quase sem maquiagem) cadeirante com um tom pouco apático e uma certa acidez na maioria de suas falas, se encontra desiludida pois seus paciente morrem um atras do outro e sem investimento financeiro do governo dos EUA para suas pesquisas, é uma personagem forte e determinada, uma das poucas que afirma que por a AIDS se tratar de um vírus esta apta para qualquer pessoa, sem discriminar Héteros ou Homossexuais. Talvez por estar tão próxima da doença é o personagem que aparenta estar mais deprimente e desacreditado durante todo o decorrer do filme.
Obs.: Destaque para a personagem onde afirma que o governo esta interessado apenas em conseguir mais um prêmio Nobel.



Existem é claro vários outros atores muito bons nesse filme, como por exemplo Matt Bonner interpretando Felix Tuner que descobre ter adquirido a doença logo no começo do filme e nos dá um show de interpretação com sua esperança até quase o final do filme. E também vários outros personagens comoventes e fantásticos dos quais talvez merecessem uma postagem especial só para eles. Mas não irie citar aqui, acredito que as indicações ao Emmy 2014 para essa produção foi mais do que merecida, essa é uma produção da HBO baseada em uma peça teatral de 1985 escrita por Larry Kramer onde se inspirou em sua própria estória. Se você ainda não assistiu ao filme assista, ele é tudo exceto uma perca de tempo.

Link do filme online: The Normal Heart







*http://www.adorocinema.com/filmes/filme-184653/

2 comentários:

  1. Gostei do filme, parece ser bem interessante mesmo, vou salvar esse link pra mim assistir depois. Realmente, os gays sofrem muito preconceito, e já escutei inúmeras vezes, que são os gays que espalham a Aids no mundo. Lamentável.
    Beijos :*
    http://heavymetal-girl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é também acho lamentável esse tipo de pensamento, e na verdade qualquer forma de preconceito é horrível, Não apenas com gays, mas também com mulheres, homens, crianças, etc... Eu acho que são atitudes que deveriam sim ser repreendidas.
      Espero que você goste do filme quando assisti. Uma observação que eu esqueci de comentar, o filme é legendado.

      Beijos.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...