quinta-feira, 3 de julho de 2014

Poder Provisório

Então, Poder Provisório é o titulo do novo trabalho do curador do Museu da Arte Moderna de São Paulo, Eder Chiodetto. O trabalho está em exposição no museu e é composto por obras realizadas nos últimos 50 anos, a ideia da exposição é provocar uma reflexão a cerca da  relação de poder em contraponto aos problemas sociais históricos do Brasil.

Eu recebi em minha um catálogo da exposição e  a achei bem pertinente, ela aborda diversos pensamentos diferentes, nos fazendo refletir e sem nos mostrar uma resposta correta, assim como os ensinamentos socratianos, deixando assim que nós mesmo encontremos a resposta correta para o que nos incomoda ou até o que nos é possível fazer ou não.


Pensando nessas interfaces, quero colocar aqui alguns trecho da reflexão do curador e algumas fotos da exposição. Se você tiver a oportunidade de conferir ao vivo, com certeza é uma ótima proposta.

"Quem diz o que pode e o que não pode entrar no acervo do museu? Quem tem o poder de legitimar o que é ou não é arte?... A imagem que vimos outro dia no jornal pode conviver com a obra de artistas consagrados no acervo do museu?... Fotografar políticos em silhueta, sem identidade declarada, é uma forma de dizer que eles podem ser qualquer um de nós?... Dar a câmera fotográfica para meninos de rua se fotografar não é ainda assim um exercício de poder do fotografo?... Pode-se afirmar que forma é conteúdo?Se o poder da representação se escora em pontos de vista subjetivos, quem narra a história oficial?... A fotografia pode contribuir para que  as pessoas se apoderem do destino de sua sociedade? O que você pode fazer ao sair desta exposição? E o que você não pode fazer?"




2 comentários:

  1. Essa exposição do Museu tem uma proposta muito boa, nós fazer refletir e descobrirmos as respostas sozinhos sendo guiados pelos questionamentos é uma ótima forma de abrir nossos olhos!
    Pois são nas reflexões que encontramos a verdade!
    Beijoos e ate! ^^
    Sou do Blog: http://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda, fico feliz de você gostar da proposta!
      Eu também gostei bastante!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...