quarta-feira, 15 de julho de 2015

Resenha: O discurso do Rei


Titulo: O Discurso do Rei

Autor(s): Mark Logue e Peter Conradi
Ano: 2010
Onde encontrar: Subimarino

Resumo: A história dessa inusitada aliança, que resultou em uma emocionante amizade, é contada agora em O Discurso do Rei: Como Um Homem Salvou a Monarquia Britânica.
Com base nos diários e arquivos de Lionel Logue, os autores Peter Conradi e Mark Logue, neto do terapeuta, reconstroem a relação de surpreendente intimidade entre dois homens absolutamente díspares. O livro traz ainda um encarte de fotos que ilustram os pontos altos da vida dos dois personagens



Um livro que aparentemente poderia ser apenas uma adaptação de My Faire Lady por causa da correlação de ajuda entre duas pessoas pela oratória, presenciamos uma trajetória completamente diferente do filme interpretado por Audrey Hepbrum, pois no livro encontramos esforço, dedicação e toda a trajetória de uma amizade para realmente ficar na história.   

A narrativa no livro é quase uma biografia, e quando se trata da vida do rei encontramos relatos da bibliografia real. Portanto acompanhamos “de perto” detalhes fascinantes da vida do rei George VI e do famoso orador Lionel Longue. 

Lionel Longue é apresentado como um simples súdito australiano, muito aplicado em sua profissão e em uma época onde saber se expressar e declamar um discurso era algo bem visto pela sociedade.  Podemos neste livro conhecer de forma agradável boa parte do que foi a vida de Longe, desde seu casamento, viagens, o nascimento de seus filhos e até mesmo o conteúdo de algumas cartas trocadas com o rei, relatado por um de seus descendentes.  

Já a vida do rei George VI nos é apresentada com mais detalhes e peculiaridades, conhecemos de perto detalhes sobre como se educavam os príncipes, assim como também podemos saber de relator sobre o duque de York ou sobre Bertie (que alias tratam-se todos da mesma pessoa, o rei George) podemos conhecer alguns medos e ansiedades do antigo rei e até como a monarquia atravessa épocas de crises, enfim nos encantamos com as relações que acontecem dentro do palácio de Buckingham. 

Um livro que possui uma adaptação cinematográfica que deixa a desejar (em meu ponto de vista) e surpreende quanto a riqueza de fatos históricos podemos presenciar a monarquia passando pela crise de 29 (sim, eles também tiveram que apertar o cinto), parte da segunda guerra mundial, rebeliões publicas, e relatos bem interessantes sobre a Grã Bretanha e até mesmo Churchill. 

Nos transportando a outra época o livro nos surpreende quanto a emoções (que o livro possui em excesso alias), e se fosse preciso definir o livro em apenas um tema eu diria que este trata-se principalmente sobre amizade entre um rei e um súdito, mesmo que em um contexto onde tudo indica que isto seria quase impossível. 

O livro conseguiu me surpreender por ser bem mais interessante do que eu acreditava ser possível, 259 páginas bem escritas de fatos apenas comprovados, pois nenhum relato é baseado em opiniões ou crenças, porém este é ao mesmo tempo um livro para se ler com paciência porque não possui um linear, em alguns capítulos conhecemos aspectos da infância e em outro já próximo da morte, portanto eu aconselharia a degustar aos poucos, assim como um vinho.  

10 comentários:

  1. Olá.
    obrigada por sua visita no Doces Letras.
    Eu ainda não assisti a este filme. Também não li o livro.
    Sua resenha deixa bem explicado o que podemos esperar desta leitura e do que sentiu com ela.
    Já anotei sua dica, e se um dia tiver a oportunidade, irei conferir.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada adorei o seu blog Lia.
      Conferi sim! É um livro relativamente curto, mas infelizmente com alguns capítulos um pouco monótonos! Porém no geral, é um livro bom, e bem melhor do que o filme...rsrsrsrsr
      Bjs

      Excluir
  2. Oiii,
    Preciso ler e assistir urgentemente.
    O livro parece ser tão incrível quanto o filme.

    Ótima resenha!

    bjs e tenha uma ótima quinta!
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana,
      Fico feliz por você ter gostados da resenha :)
      Leia o sim

      bjs

      Excluir
  3. Eu nunca tinha nem ouvido falar de nenhum dos dois. Mas você conseguiu me deixar bem curiosa, apesar de não ser bem como eu curto. Mesmo assim lerei e depois assistirei o filme.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrs, nossa e não é um livro/filme atual. Que bom que você ficou curiosa, mas se não é bem como você curte talvez o livro possa te deixar "entediada" em alguns capitulo. Mas tentar é sempre bom, vai que você goste...
      Bjs

      Excluir
  4. Oláá! Tudo bem?
    Me parece ser uma história bem interessante, com certeza eu leria.
    O livro parece ser muito bom, uma pena que a adaptação dele tenha
    deixado a deseja, isso acontece bastante, não é?

    Beijos!
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo sim. E com você?
      é também acho que muitas adaptações cinematográficas ficam a deseja, pois são poucas as vezes que ocorre o contrario.
      Tente lêr esse livro sim!

      Bjs

      Excluir
  5. Olá, tudo bem? Primeiro gostaria de agradecer sua visita e comentário lá no blog, fico feliz em saber que existe outra pessoa tão interessada na Hannah Arendt quanto eu (: Sobre "O Discurso do Rei", eu vi somente o filme há bastante tempo e não lembro dos detalhes, mas achei que adaptação era ok. Quando descobri a existência do livro, ele foi parar no topo da minha lista de desejados! Acho super bacana como o rei George VI se superou, principalmente contando com a ajuda de um súdito, além disso, a presença e influência de fatos históricos é o que realmente me agrada, imagino que a leitura será muito proveitosa devido a esse fator. Espero fazê-la logo! Adorei sua resenha (: Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bom?
    Olha, pela sua resenha esse seria um livro que eu iria ficar extremamente entediada. Não gosto de livros que tem essa temática de reis e etc :(
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...