domingo, 21 de junho de 2015

(Resenha) A Hora da Estrela - Clarice Lispector

Resumo: Entre a realidade e o delírio, buscando o social enquanto sua alma engolfava, Clarice escreveu um livro singular. A Hora da Estrela é um romance sobre desamparo a que, apesar da linguagem, todos estamos entregues.


Onde EncontrarSubmarino ; Editora Rocco

Autor: Clarice Lispector

Titulo: A Hora da Estrela










Esse é um livro que em minha opinião é um pouco difícil de se definir, ele possui menos de 90 páginas, não é separado por capítulos, possui um narrador que na maior parte é apenas um observador, porém em alguns trechos se perde em reflexões e se torna o protagonista da situação. Além de tudo isso, o livro possui boas partes de um monologo, e quando desencadeia em um decorrer o livro acaba! E ficaremos com a eterna pergunta, é um romance ou uma novela? Eu não saberia te responder. Mas vamos a estória...




O livro é narrado pelo escritor Rodrigo S.M. no qual é protagonista de grandes reflexões e monólogos. O escritor é alguém que aparentemente esta concentrado em escrever sore Macabéa (personagem principal do livro), uma nordestina, datilografa, que reside no Rio de Janeiro e não possui nenhuma perspectiva de futuro. Macabéa talvez seja a anti-heroína mais mais inquietante da literatura brasileira, ela possui alguns valores e morais pré estabelecidos (que não possuem um fundamento concreto na personagem), é acomodada com a vida que possui (mesmo que ganhe menos que sua colega de trabalho apesar de exercer a mesma função), é feia fisicamente e o que mais me assusta: ela não tem reações a ofensas e não se questiona.

"Se tivesse a tolice de se perguntar "Quem Sou Eu?" cairia estatelada e em cheio no chão. É que "Quem Sou Eu" provoca necessidade. E como satisfazer a necessidade? Quem se indaga é incompleto"
Ok, protagonistas apresentados vamos para a trajetória do livro. Macabéa a certa altura da trama começa a namorar Olímpio, que também é nordestino porém possui uma personalidade muito mais marcante do que Macabéa. E Olímpio percebendo que seu relacionamento não terá futuro troca Macabéa por Glória (carioca, datilografa que trabalha com Macabéa). A partir de então, aparentemente, Macabéa tenta fazer algo em favor próprio. 




SPOILER

Caso você nunca tenha lido esse livro e não quiser saber o final, pule esse paragrafo. Macabéa passa por tudo isso citado acima sem ter reação nenhuma, enquanto vemos Rodrigo S.M. se questionando "Por Que ela Não Reage? Cadê um Pouco de Fibra?". mas como você bem deve lembrar, quando Macabéa apresenta uma reação, e até um sonho para um futuro feliz ela morre, liberando assim o seu escritor: "Macabéa me matou. Ela estava enfim, livre de si e de nós. Não vos assustei, morrer é um instante, passa logo. Eu sei porque acabo de morrer com a moça." E com este final também nos fazendo entender (ou acreditar que entendemos) o porque do titulo (ou dos títulos neste caso), a de que uma estrela realmente brilha quando esta próxima de sua morte.


FIM DO SPOILER



Esse é com toda a certeza um dos meus livros preferidos, lembro que na primeira vez que eu comecei a ler A Hora da Estrela, foi forçado (para uma prova de português), mas quando comecei não consegui largar o livro até que eu o acaba-se de ler, e isso acontece até hoje. Eu ainda me emociona nos mesmos trechos, me questiono nos mesmos parágrafos, ainda me inquieto com a Macabéa e me encanto com as suas frases marcantes. Fui procurar um resumo deste livro na internet e fiquei decepcionada pois toda a descrição é superficial (estou aqui citando sites que vedem esse livro, ok), mas admiti que esse é um livro complicado de se resumir. Acredito que minha resenha deixou a deseja sobre o quando eu gosto da Macabéa, por sua sordidez, por sua acomodação, sua feiura e principalmente tudo o que esta personagem causa em mim...

"Ela me incomoda tanto que fico oco. Estou oco desta moça, e ela tanto mais me incomoda menos reclama (...) Uma palavra dela e eu as vezes consigo, mas ela me foge entre os dedos..."


CURIOSIDADES:


  • Este foi o ultimo livro escrito por Clarisse Lispector antes de morrer.
  • Esse livro possui mais 12 títulos sugeridos pela autora, e todos são trechos que aparecem na narrativa.
  • A primeira adaptação cinematográfica deste livro foi realizada a exatamente 30 anos atras.
  • Existe um trecho de uma entrevista bem interessante feita à escritora sobre o livro:

"_ Que novela é essa Clarice? 
_ A história de uma moça tão pobre que só comia cachorro-quente. A história não é só isso. A história é de uma inocência pisada, de uma miséria anônima"






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...