segunda-feira, 6 de julho de 2015

RESENHA: Um mais Um (Jojo Moyes)

Titulo: Um mais um
Autor: Jojo Moyes
Ano: 2014
Número de Páginas: 320
Onde Comprar: Saraiva
Resumo: Há dez anos, Jess Thomas ficou grávida e largou a escola para se casar com Marty. Dois anos atrás, Marty saiu de casa e nunca mais voltou. Fazendo faxinas de manhã e trabalhando como garçonete em um pub à noite, Jess mal ganha o suficiente para sustentar a filha Tanzie e o enteado Nicky, que ela cria há oito anos. Jess está muito preocupada com o sensível Nicky, um adolescente gótico e mal-humorado que vive apanhando dos colegas. Já Tanzie, o pequeno gênio da matemática, tem outro problema: ela acabou de receber uma generosa bolsa de estudos em uma escola particular, mas Jess não tem condições de pagar a diferença. Sua única esperança é que a menina vença uma Olimpíada de Matemática que será disputada na Escócia. Mas como eles farão para chegar lá? Enquanto isso, um dos clientes de faxina de Jess, o gênio da computação Ed Nicholls, decide se refugiar em sua casa de praia por causa de uma denúncia de práticas ilegais envolvendo sua empresa. Entre ele e Jess ocorre o que pode ser chamado de ódio à primeira vista. Mas quando Ed fica bêbado no pub em que Jess trabalha, ela faz questão de deixá-lo em casa, em segurança. Em parte agradecido, mas principalmente para escapar da pressão dos advogados, da ex-mulher e da irmã — que insiste em que ele vá visitar o pai doente —, Ed oferece uma carona a Jess, os filhos e o enorme cão da família até a cidade onde acontecerá o torneio.

O livro Um mais Um, é bem diferente dos livros habituais de Jojo Moyes (Como eu era antes de você). Sim, continua sendo um romance contemporâneo, porém o livro possui personagens diferentes, uma trama diferente e alguns elementos que funcionam no desenvolvimento (mesmo sendo clichê).

Mas vamos por partes, a principio podemos admirar toda a força e personalidade que Jess Thomas possui, mesmo sendo abandonada por seu marido (com uma casa para sustentar e dois filhos para criar) não sente pena de si mesma (ou fica lamentando a situação); ela possui dois empregos e realmente se esforça em ser uma mãe presente. 

Em resumo Jess é uma personagem forte e carismática. E após um pequeno desentendido com Ed Nicholls (em um dia de faxina), Jess segue com seu dia de trabalho e se depara em uma situação oposta ao que aconteceu no mesmo dia com Ed Nicholls (onde então ela se encontra obrigada à ajuda-lo). Para agradecer (e também fugir de seus próprios problemas) Ed se oferece para ajudar Jess e sua família (que então precisam ir para a Escócia para um torneio de matemática). 


Partem então para uma viagem Jess, Ed, Tanzie, Nicky (filho mais velho de Jess) e Norman (um grande e velho cachorro, que ganha o nossos corações no decorrer do livro), e assim uma viagem que deveria ser rápida, "sofre" com um pequeno atraso pois Tanzie sente enjoo sempre que o carro aumenta a velocidade. Dando tempo para que todos se conhecessem melhor, e todo o ódio que Jess sente a principio por Ed vá se dissipando (mas não sem encontrar alguns obstáculos no orgulho e teimosia de Jess).


E assim, começa a aventura e o romance do livro, em meio a viagem os personagens vão se conhecendo melhor. Vão se ajudando mutuamente e no decorrer do livro muitos segredos são revelados (ou descobertos) e não paramos de torcer pelos personagens. Nós torcemos por Tanzie (que é um gênio da matemática e também  a filha mais nova de jess,  quer ganhar na olimpíadas para pagar uma bolsa de estudos em uma escola melhor da cidade em que mora), nós torcemos para que Nicky possua uma vida melhor, nós torcemos para que a vida de Jess e também melhore (e em certo momento também torcemos para que ela quebre tudo) e por fim nós torcemos até por Norman.


E por fim, acredito que este livro seja tão diferente de Como eu era antes de você porque esse livro retrata a verdadeira comédia da vida privada. No livro certos tabus, sem serem um tabu como a maconha, sexo casual e a falta de um ensino superior. a personagem da Jess é extremamente forte e até certo ponto do livro não precisa ser salva por ninguém (por isso que eu fiquei um pouco chateada com a personagem, mas não quero dar spoilers) e o personagem Ed, bem posso afirmar que eu não gosto desse personagem...


No final eu gostei desse livro, o que é uma surpresa pois apesar desse não ser o primeiro livro que eu leio da autora, é o primeiro que eu gosto dela (Não gostei de Como eu era Antes de Você). A narrativa é recorrente e fácil, com uma narrativa compartilhada podemos ver a trama por alguns ângulos diferentes. Mas como a maioria das comédias romântica, eu recomento esse livro caso você queira se distrair, pois não consegui ver muito além disso no livro.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...