sábado, 14 de junho de 2014

Constrangimento em época de Copa

Hoje li uma coluna no site do jornal Folha intitulado A "imagem do Brasil" e a Copa, e pela primeira vez pude ler algo realmente pertinente em uma mídia. Fugindo do velho discurso de "vamos mostrar que somos um povo feliz" que ouvimos em todos os canais abertos da televisão brasileira a coluna começa de uma forma bem persistente sobre como a nossa abertura da Copa foi o que todos esperavam do Brasil, um verdadeiro Carnaval!

É isso que a estrangeiro esperam ver do Brasil, e infelizmente a Copa do mundo no Brasil não é feita para a população nacional. Em momento algum quero aqui afirmar que não devemos festejar a copa, e também não é isso que a coluna nos apresenta como assunto. O assunto em central é sobre a imagem que teríamos vergonha de passar sobre o país, em que somos levados a acreditar que deve-se ser conveniente e não fazer feio para as pessoas "lá fora", porém não precisamos disso pois como nos lembra muito bem a coluna a última Copa do Mundo foi sediada na África do Sul e hoje nada realmente se sabe sobre o pais (com exceção de estudioso), porque assuntos ou o modismo vem e vão.

Concordando com a coluna em questão, acredito que não devemos nos preocupar tanto em ser chamados de mal-educados como o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva declarou, porque a mídia já nos deixa envergonhados o suficiente quando resolve apresentar assuntos sobre finanças, econômica, desigualdades sociais ou até mesmo a tão solicitada educação. Vivemos em um país estereotipado e que vende uma imagem poética sobre "a marca do Brasil".

Enfim, não vou relatar aqui tudo o mais que a coluna nos trouxe, mas recomendo a leitura na integra da mesma. Com um pensamento bem perspicaz e observações inteligentes, fico contente em saber que alguns meios de comunicação hoje trabalham de forma democrática, pois precisamos ler,. ouvir e conhecer opiniões diferentes para sabermos realmente como esta nosso senso crítico.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Concordo, (exclui o, outro comentario por que coloquei o link errado) "nossa isadora como voce e boa em escrever comentarios ne?" não!
    Beijos!
    girlstyle11.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...